Ao longo dos anos, a Asociația Scoica tem vindo a ajudar os seus jovens a alcançarem objectivos na vida.

Nesta secção daremos conta dos vários casos sucessos e das “viagens” dos mesmos.

A Pioneira

A Adina concluiu o ensino secundário. Não seria notícia se a Adina fosse, somente, mais uma estudante a completar um normal trajecto escolar. Ao longo dos últimos 10 anos, cerca de 700 estudantes da região de Gorj, oriundos de orfanatos, frequentaram o ensino secundário. Nenhum chegou ao cume. A Adina é a primeira a desfraldar a bandeira da crença lá no alto.

Após 2 anos desde a fundação, a Associação Scoica conquistou pequenos triunfos, gigantes para a nossa escala. A subida é íngreme, mas Sísifo regressa à pedra todos os dias. Nós também. O sucesso da Adina confirma e reforça os desígnios que norteiam a Associação Scoica. As pessoas valem a pena. Durante a caminhada, tivemos o privilégio de testemunhar a ambição da Adina. Acompanhámo-la e proporcionámos o que nos foi possível para auxiliar a Adina a tocar no sonho. Através de explicações particulares, e após múltiplos contactos com professores a quem também prestamos tributo, tentámos ajudar a Adina a desbravar este trilho jamais finalizado nos últimos 10 anos. O talento e paixão da Adina fizeram o resto.

Se a conclusão do ensino secundário já é motivo de grande orgulho, a celebração tornou-se apoteótica quando recebemos a notícia de que a Adina ingressou na Universitatea Constantin Brâncuși. Durante o ano lectivo que se avizinha, essa será a sua nova missão.
Depois, por opção, a Adina iniciará estudos na Școală Militară de Subofițeri Dragasani, cujo acesso já está assegurado. Com a obstinação da Adina ao serviço da bandeira romena, as Forças Armadas tornar-se-ão ainda mais aptas perante qualquer contigência.

Parabéns, Adina. Iluminaste o futuro e o rasto dessa luz há-de orientar muitos outros estudantes. A recordação dos pioneiros é mais viva quando surgem seguidores. És uma bandeira da Associação Scoica. Perante bandeiras, unimo-nos em pelotão e renovamos o juramento: nós vamos continuar.